domingo, 31 de dezembro de 2006

INTRODUÇÃO E CONTEÚDO

Varizes. Microvarizes. Varicoses. Vasos.
Afinal, o que são, qual a diferença e como posso ficar livre delas?
Existem ainda muitas dúvidas. As mulheres olham para as pernas e enxergam estas formaçõesque parecem um mapa, ora avermelhadas, ora esverdeadas, ora azuladas.
Em uma coisa a unanimidade é geral: São feias! Mas afinal, como a Medicina pode ajudar?
Presentes na história da humanidade, desde tempos muitíssimo remotos, as varizes já eram uma das referências, no chamado “Papiro de Ebers”, manuscrito datado de cerca de 15 séculos antes do nascimento de Cristo e proveniente dos conhecimentos dos médicos do antigo Egito dos faraós.
Em minha prática de consultório, durante os últimos vinte anos, tratando das varizes dos membros inferiores, venho ouvindo as queixas, os mitos, as ansiedades e os medos das pacientes que por lá passam diariamente. As dúvidas são as mais variadas possíveis, mas, ao final de alguns anos, iam se repetindo.
Depois de algum tempo, me dei conta que não estava ali somente para tratar as varizes de tantas pacientes, mas para orientar, responder perguntas, ajudar a dissipar os medos e também para tratar pacientes que tinham varizes.
Um dia, conversando com uma delas, me perguntou: - Doutor: Existem livros sobre diabetes, pressão alta, colesterol, emagrecimentos, bebês. Não existe um livro, feito para o leigo, sobre as varizes? Realmente, não sabia responder. Quase me deu vontade de dizer: - Leia o meu livro!
Mas eu não tinha escrito nenhum livro. Por isto, não pude responder desta maneira.
Quer dizer: tinha e não tinha.
Estava tudo dentro da minha cabeça. Como seria e para quem seria. Mas ainda não o tinha escrito. Voltei para casa e resolvi que era a hora de começar a escrever.
O resultado, você, que não é médica, é que vai poder me dizer. Porque este livro, está sendo escrito para o leigo. Com palavras de fácil entendimento e raciocínio o mais simples possível, sem o exagero do jargão científico, mas usando o conhecimento médico e os estudos científicos, para mostrar a experiência alcançada por vários médicos, assim como a minha, no tratamento das varizes.
Começo com “O Diagnóstico”, onde faço um alerta de que nem sempre o óbvio é tão evidente. Procuro, depois, mostrar que existe muita confusão, ao se misturar palavras como veias e artérias.
No breve tópico “Um pouco de Anatomia”, mostro a diferença entre circulação das veias e das artérias e seus significados distintos no corpo humano.
Em “Qual a Causa?”, tento responder aquela pergunta mais frequente, que é sobre o que causa as varizes. Aqui é mostrado que pode não existir uma única causa mas um somatório de causas e assim faço uma síntese dos principais fatores responsáveis pelo aparecimento das varizes.
A seguir, em “Tipos Mais Comuns”, são mostrados os tipos que mais aparecem na prática clínica, ou seja, os padrões mais usuais que acometem as mulheres, como visto no cotidiano do consultório.
“O Que as Varizes Podem Causar” é um miniglossário, trazendo alguns termos médicos usados. Com a sua interpretação em linguagem simples e alcançável ao público leigo, mostro determinadas situações que estão intimamente ligadas as varizes.
Com o intuito de romper tabus absolutos em torno das varizes, mostro, no tópico “Os Mitos”, que muitas coisas não são, de maneira absoluta, o que dizem ser.
Em “Condições Associadas às Varizes”, faço um levantamento de algumas situações que levam ao aparecimento desta doença, com base em estudos científicos.
“Situações Especiais” é um apanhado de três diferentes condições, que têm importância, respectivamente, pela sua constância como queixa clínica no consultório, sua atualidade e para desmistificar uma situação de constrangimento para certas pacientes.
O tópico “Prevenção”, traz dicas de como prevenir o seu aparecimento e o que se deve fazer para não agravar o quadro clínico.
Uma discussão sobre pontos de vista controversos, interessando as drogas que atuam no tratamento medicamentoso, é abordada em “Remédios: Até onde Ajudam?”.
Como não podia deixar de faltar, as “Meias Elásticas” tiveram um tópico somente dedicado a elas, pelo seu papel importante quando se fala em varizes.
O “Tratamento” vem dividido em dois importantes sub tópicos, que são o tratamento clínico e o cirúrgico, descrevendo sucintamente determinadas técnicas utilizadas em ambos.
Em “Considerações Finais”, procuro mostrar que o diagnóstico de varizes, não é sinônimo de conformação ou de sofrimento, como era no passado, passando uma imagem positiva de como se pode tratar esta doença, de forma muito menos agressiva e com bons resultados.
Finalmente, termino com o “Apêndice: Varizes e os Planos de Saúde”, para mostrar alguns detalhes técnicos e meandros burocráticos, de como as Varizes são encaradas pelos contratantes de serviços médicos.

Nenhum comentário: